Pastoral

Quaresma

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos
Estando sentado em frente do tesouro, observava como a multidão deitava moedas. Muitos ricos deitavam muitas. Mas veio uma viúva pobre e deitou duas moedinhas, uns tostões. Chamando os discípulos, disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre deitou no tesouro mais do que todos os outros; porque todos deitaram do que lhes sobrava, mas ela, da sua penúria, deitou tudo quanto possuía, todo o seu sustento.» (Mc 12, 41-44)

Saudação de Paz e Bem,
Iniciamos o tempo de quaresma, tempo em que os cristãos se preparam para celebrar a grande festa da Páscoa. Uma das propostas sugeridas para a vivência do tempo de quaresma é a partilha. O Papa Francisco, na mensagem que escreveu para vivencia da quaresma, diz-nos: “A prática da partilha liberta-nos da ganância e ajuda-nos a descobrir que o outro é nosso irmão: aquilo que possuo, nunca é só meu. Como gostaria que a partilha se tornasse um verdadeiro estilo de vida para todos!”.
quaresma2018bComo forma de responder a este desafio lançado pelo Papa Francisco, o Externato da Luz propõe que toda a comunidade educativa, durante o tempo de quaresma, e cada um de modo particular, na medida das suas possibilidades, partilhe com a Fundação Maria Cristina (ver anexo).
No hall de entrada, junto à secretaria, estará uma árvore e uma caixa/mealheiro onde cada um poderá colocar o valor a partilhar. No dia 23 de março, último dia de aulas do 2.º período, faremos a recolha do montante depositado nessa caixa que será enviado para a fundação Maria Cristina.
No dia 20/03/2018, a Maria do Céu, fundadora da associação Maria Cristina, estará no Externato da Luz num encontro com os alunos do 9.º ano.
Agradecemos desde já vossa colaboração neste projeto.
A Direção

 

Imprimir